sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tu e as novas tecnologias

Novas tecnologias para mim, porque para ti não é novo porque não conheces o antigo. Para ti, computadores, telemóveis, tablets e coisas do género são coisas normais do teu tempo, é como se sempre tivessem existido!
No meu aniversário os meus homens, pai, mano, marido (o filho está implícito) e a minha mãezinha ofereceram-me um iPad... uns fofinhos portanto :). Acontece que esses mesmos homens, principalmente os que co-habitam comigo (filho e pai do filho) monopolizam tremendamente o manuseamento do equipamento. Resultado?? A criança, portanto tu meu filho, com apenas 3 anos, 5 meses e 6 dias mexes mais e melhor que eu que sou 27 anos, quase 28, mais velha que tu!! Obvio que controlamos o que fazes e o tempo que passas a brincar no dito. Pusemos aplicações, jogos, tudo didácticos para ti... a pinta com que tu percebeste o funcionamento disto (sim, estou a escrever a partir dele pela primeira vez aqui, ainda que só seja o segundo post que escrevo desde que o tenho) é fantástica, tens um grande à vontade a mexer, parece que sempre conheceste isto... o ser humano é realmente fantástico. E tu e meninos como tu com um "disco rígido" ainda muito verdinho absorvem tudo. Não me importo que saibas mexer nisto e afins, porque faz e vai fazer parte do futuro mas acima de tudo porque sei que também brincas com carrinhos e andas de bicicleta e fazes puzzles e desenhos e fantasias brincadeiras e dás saltos na cama, no sofá e fazes de caixotes escadas e corres e pulas e gritas e jogas à bola e brincas com os teus pares e porque te ensinamos e passamos conceitos, ideais, regras, limites e VALORES. Enquanto houver um equilíbrio muito bem, mas com o que observo nos jovens de hoje tenho receio não conseguir manter isto. E pensando no futuro não posso deixar de olhar para trás e perceber como a minha infância fez de mim o que sou hoje que, embora com muito defeitos, posso-me considerar uma pessoa equilibrada, de boa índole e com valores e é meu desejo e vontade transmitir-te isso e só de mim e do papá depende... depende também de deixarmos que outras pessoas entrem na tua vida e tenham um papel activo na tua educação, como aconteceu comigo. E fico grata por olhar à minha volta e perceber e sentir que sou abençoada pela família em que nasci, a família em que cresci e a família que construí, que no fundo e em uníssono é tudo a MINHA, aliás, TUA família. E sei que com estas minhas "costas largas" e não esquecendo os profissionais envolvidos no teu percurso académico hoje e amanhã vais-te fazer um lindo homenzinho e o meu orgulho, que já és desde o dia que te soube, mas pronto! Quero-te feliz e a felicidade constrói-se a partir de dentro, daqui do conforto e harmonia da nossa casinha!
E pensar que comecei este texto a falar de iPads, lol!

2 comentários:

  1. Não é difícil encontrar o equílibrio. Aqui em casa estabelecemos um horário para as novas tecnologias, um horário para verem TV e o resto do tempo brincam com os brinquedos e connosco!

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Nós também conseguimos esse equilíbrio, mas assusto-me um pouco com o que vejo em alguns adolescentes de hoje, muito fechados, a socialização é mínima. E fico receosa quando penso em como será cá em casa nessa altura.
    Beijinhos e obrigada por passares por cá :)

    ResponderEliminar