quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Desenhos e puzzles

Tu...
estás a ficar realmente muito crescido. Agora andas notoriamente a mudar, principalmente nos teus interesses. Confesso que gosto, pois permite-te explorar várias outras áreas que até agora não te suscitavam interesse nenhum. E acho que muito desta mudança tem muito a ver com a tua educadora. Puxa realmente por vocês. Gosto muito também das anteriores, mas a diferença que eu sinto entre elas e a I., é que ela observa cada criança na sua individualidade, conseguindo abstrair-se do "grupo", estimulando áreas e tarefas em que os miúdos estejam ainda pouco à vontade, mas que já deveriam ser capazes de realizar. É o caso do meu pimpolho. Nunca gostaste de desenhar, por muito que te estimulasse em casa e fizesse desenhos com e para ti. Não mostravas interesse, distraias-te com facilidade e querias rapidamente acabar para passar a outra actividade. Os teus desenhos, portanto, até há bastante pouco tempo, não passavam de meros riscos. Atenção... são três anos e sete meses. Desde que iniciaste o ano lectivo com a I., as coisas mudaram, têm vindo a mudar e há cerca de um mês o interesse por desenhos aumentou consideravelmente, tanto que como já aqui mostrei o artista que há em ti veio à tona fazendo da nossa parede de cozinha uma tela. Pedes para fazermos contigo, desenhas o que pedimos e já é algo perceptível, principalmente a figura humana que já se faz entender, embora ainda numa fase de desenvolvimento que já deveria ser outra. Mas pronto, é o teu ritmo e respeito, não te quero forçar ou dizer-te para fazer de determinada maneira (embora te dê directrizes) para não provocar ansiedade e acabar por estragar o processo. Estou convencida que de um momento para o outro chegas ao patamar onde já deverias estar. Só agora começaste a desenhar, portanto é natural que passes primeiro pelas fases todas do desenho até chegar ao esperado para a tua idade. A ver vamos. Outra actividade. Puzzles. Não gostavas, não percebias, não nada. De um momento para o outro adoras. Ficas horas se for preciso concentradíssimo a fazer puzzles. É óptimo, ajuda-te a organizar a mente, a visualizar no abstracto, a perceber o todo nas suas partes. Muito bom. Ainda tens alguma dificuldade, mas nota-se diariamente uma evolução. A verdade é que tudo isto ajuda-te  acalmar. És um menino cheio de energia e este tipo de actividades mais intelectuais fazem-te falta para acalmares o teu cérebro, mas cansá-lo ao mesmo tempo. Estou muito contente com esta mudança. Obrigada I. sei que em muito tem a ver consigo. Nunca irá ler isto, se ler provavelmente nem percebe que é para si, mas fica o agradecimento. Atenção, não agradeço somente aqui já o fiz pessoalmente, como faço muitas vezes e sempre que acho que devo. É o trabalho dela eu sei, mas lá por ser a sua tarefa, não quer dizer que o bom trabalho (a meu ver excelente) não tenha que ser reconhecido e valorizado. Ela toma conta do meu tesouro que és tu, passa o dia contigo e se faz de ti uma melhor pessoa e deseja o melhor para ti, dá-te conforto, carinho e até amor, então ela "tem-me" em todo o seu ser e eu sim agradeço-lhe todos os dias.
Mas nem tudo é um mar de rosas... as birras têm sido mais que muitas (embora esta semana estejam bastante mais calmas), mas isso é assunto para outro post. Por agora ficamos por aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário