segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Bruxismo

É uma perturbação do sono, até algo frequente em crianças e parece ter chegado ao meu filhote.
Esta noite foi uma coisa por demais.

Perdeste a tua chupeta durante o dia. Eu trabalhei o dia todo e o papá diz que a perdeste... o certo é que nem ele a encontrou, nem eu mais tarde quando cheguei. Como eu trabalhei até às 18h e o papá entrou no trabalho às 16:30 ficaste nesse intervalo com a avó G. e o avô Z. Adormeceste a caminho da casa da avó sem pupa e quando acordaste acho que foi um berreiro que só visto. Lá te conseguiu "enganar" e acalmaste. Depois fui-te buscar, e à noite para te deitar, já depois de procurar insistentemente a pupa e de não a encontrar (e não havendo outra, estamos sempre a perder pupas, estejam elas agarradas a uma corrente ou não), tive uma conversa contigo a explicar que esta noite não irias dormir com a pupa, mas que no dia a seguir iriamos comprar uma (escusado será dizer, que aproveito a deixa para ver se a larga definitivamente). Aceitaste a proposta muito bem e não houve problema para adormecer. Até fiquei a pensar que iria ser facil o desmame da pupa. E eis que passado duas horitas, estava o pai a chegar a casa do trabalho, já com duas pupas não fosse o diabo tecê-las, acordas aos berros. Não pedias a pupa, só choravas. Depois de mais de meia hora a tentar acalmar-te pediste para ir para a nossa cama e cedemos... percebi que isto da pupa devia estar a surtir os seus efeitos na tua cabecinha. E foi depois aí que nos apercebemos que estavas a ranger os dentes... e fizeste-o várias vezes durante a noite, foi horrível!!!

Hipóteses:
Diz-se, pelas leituras que fiz e pelo que a memória dos tempos de faculdade ainda me diz, que é uma perturbação do sono, frequente nas crianças e que por norma passa até aos seis anos ou então pode ir mesmo até à adolescência.
Pode ter causa, embora não provada, pela presença de parasitas no intestino (está na altura de desparazitar e exclui-se logo a hipótese), no nascimento de dentes (excluída por já terem nascido todos), desalinhamento dos dentes (é bem provável), otites (a analisar) ou factores de stress, provocado principalmente por mudança de hábitos e rotina, que me parece de caras o mais óbvio... a ausência de algo a que estás habituado na hora de dormir e é só para isso que usas a pupa, para dormir à noite. Durante o dia nem a vês e na escola já não existe há pelo menos um ano.

Consequências:
No geral não é motivo de preocupações, no entanto, a ser um hábito já frequente deverás ser observado por um dentista para ver se estarás a prejudicar os teus dentinhos.

Portanto, agora é esperar para ver... se isto se tornar muito repetitivo deveremos falar com o teu pediatra e com o Tio M. que é dentista e irá ver como estão os teus dentinhos.

Nos entretantos, vamos fazer do momento de ir para a caminha um momento mais calmo. Comigo é, mas com o papá não, é um alvoroço que só visto. Já lhe disse várias vezes que pelo menos meia hora antes da hora de deitar é para acalmar, e proporcionar um ambiente sereno, tranquilo e harmonioso.

Lets see... espero que passe depressa porque faz-me mesmo imensa impressão o barulho... arrepia-me todinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário