quinta-feira, 21 de março de 2013

Holter

"Monitor Holter é um dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca de pacientes por 24 horas ou mais. Seu período estendido de gravação é muitas vezes útil para observar arritmias cardíacas ocasionais que seriam difíceis de serem identificadas em um período de tempo menor, como em um exame de eletrocardiografia(ECG).
Assim como a eletrocardiografia padrão, o monitor Holter registra os sinais elétricos do coração através de uma série de eletrodos presos ao tórax. O número e a posição dos eletrodos varia de acordo com o modelo do aparelho, mas a maioria dos monitores Holter utilizam três a oito. Estes eletrodos são conectados a um pequeno receptor que é preso ao cinto do paciente, que é responsável por manter um registro da atividade elétrica cardíaca durante o período de gravação.
Os dispositivos antigos costumavam gravar os dados em uma fita cassete. Os modelos mais atuais utilizam dispositivos de memória flash para a armazenagem dos dados. Os dados são enviados para um computador que os analisa automaticamente, contando os completos de ECG, calculando estatísticas como frequências cardíacas média, mínima e máxima e procurando áreas candidatas interessantes ao estudo posterior realizado por um técnico.
Existem monitores para gravar 24 horas e 30 dias no mercado.
Além de utilizar o dispositivo, a maioria dos pacientes é solicitada para escrever um diário com suas atividades diárias como corridas, sono, sintomas e horários em que os sintomas ocorrem.
Essa informação é usada pelos médicos e técnicos para rapidamente selecionar, no meio da grande quantidade de dados registrados pelo monitor, áreas de interesse para análise do traçado eletrocardiográfico."

Informação retirada da Wikipédia


Isto tudo para comunicar que tenho um destes pendurado ao peito desde ontem, dado ter-me queixado à minha obstetra e ela realmente ter verificado, que tenho um ritmo cardíaco acelerado e que tenho palpitações que surgem do nada, mesmo em situação de repouso. Aconselhou-me a consultar um cardiologista, e coincidência da coincidências, existe mesmo um no consultório dela, que tem o gabinete mesmo ao lado do dela e que por acaso é marido dela. E ainda bem. Fica tudo em família... é tudo muito mais prático, rápido e tal como a esposa, ele próprio é um fofinho. Após electrocardiograma e ecocardiograma feitos aconselhou-me mais este exame para ver se tenho arritmias e perceber se sou acelerada por natureza ou não.
Claro que hoje até foi dos dias que melhor dormi, palpitações ainda não senti e estou convencida que hoje vão teimar em não aparecer, enfim. Espero é que esteja tudo bem e que seja a minha ansiedade a fazer das suas e mais nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário