sexta-feira, 1 de abril de 2011

Já está #2

A mamã também já marcou a tua ida ao
Não é comum meninos da tua idade irem ao oftalmologista, mas tu vais ter mesmo que ir!
Acontece o seguinte:
Nasceste pequenino e tens sempre mantido um perfil pequeno, embora sempre crescente, o que interessa é que as tuas curvas de percentis no teu boletim são constantes, menos a do perimetro cefálico. Enquanto que na estatura e peso andavas no 5, passaste para o 10 e aos 18 meses estavas entre os 10 e os 25, no perímetro cefálico aos 6 meses rebentaste a escala... não há percentil, passaste os 90. O teu pediatra e amigo da família, nunca fez disso um drama, mas mandou fazer uma ecografia à tua cabecita, "ecografia transfontanelar" por descargo de consciência, até porque ele é amigo do teu vovô J. e diz que a tua cabeça é igual à do avô (e é mesmo, aliás és muito parecido com ele e com o pai dele mais ainda, teu bisavô). Bom, nada de mais, a não ser os ventrículos ligeiramente dilatados. Vem uma TAC de seguida e recomendação de ser observado e ter uma opinião de um Neurocirurgião (por ele encaminhado).
Lá fomos! Claro está que eu andava uma pilha de nervos e cheia de macaquinhos na cabeça, mesmo sabendo à partida que estaria tudo dentro dos conformes, sem nada de especial a apontar.
E confirmou-se!
1ª consulta Neurocirurgião: ADOREI, AMEI o médico. Descansou-me, explicou-me tudo como se tivesse 5 anos e os meus níveis de ansiedade baixaram drasticamente... não, não se evaporaram, são uma constante desde que fui mãe. Bom, próxima consulta quando o bebolas começar a andar.
O príncipe começou a andar tarde (17 meses), mas era de esperar, tal e qual o avô J. que começou aos 18 (à parte: este avô, para que se saiba é estremamente inteligente, não é por ser meu pai, mas é um géniozinho, verdade. A ver se também sai ao avô neste ponto, já que sai em tanta coisa).
Antes de voltarmos à consulta tivemos que fazer outra eco. Na eco o médico dizia "já não se pode ter a cabeça grande que mandam logo fazer exames... tá tudo bem... isto é sinal de muita inteligência". Eu claro, sentia um alívio enorme, afinal exames médicos, são sempre exames médicos... embora saibamos à partida que está tudo bem, fica sempre aquele nervoso miudinho.
2ª consulta Neurocirurgia: o meu bebolas anda perfeitamente, compreende tudo, é bem disposto, o exame não acusa alteração nenhuma. Tudo óptimo! Acontece é que em crianças um pouco macrocefálicas (nome horrivel) pode acontecer terem problemas visuais, mas corrigiveis se detectados precocemente, daí ter aconselhado que fosse observado por um oftalmologista aos dois anos. Eu como vejo muita desgraça no que diz respeito a saúde visual (por motivos profissionais), já tratei do assunto. E agora é esperar e fazer figas para que esteja tudo bem. O médico disse-me que em princípio estará tudo bem, mas mais uma vez por descargo de consciência recomendou a consulta e fez muito bem.

Há um único cuidado a ter: PANCADAS NA CABEÇA!Tens as veias muito esticadas porque o crânio cresceu mais depressa que o cérebro. Este está com as dimensões normais, os ossinhos é que cresceram mais depressa e deixaram o cérebro a nadar lá dentro, logo os amortecedores (entenda-se veias e artérias) estão mais sensíveis e podem, com grandes pancadas, quebrar. No infantário já têm recomendações explícitas e família e amigos também.

Notas:
* Peço desculpa por começar a falar na primeira pessoa e de repente passar para a terceira (pancadas, o que é que se há de fazer!)
* Se alguma mamã (ou outro leitor) quiser saber o nome do médico por algum motivo é só dizer (dá consultas em Lisboa e vem ao Algarve também).
* A macrocefalia do meu bebolas não é muito notória e passa despercebida. Muitas pessoas dizem que é paranóia minha e que não se nota nada, que ele é muito proporcional. Lá explico que não sou eu que estou a inventar.
* Sei que repito várias vezes que o meu amor é muito inteligente, e não é que não seja verdade, mas acho que digo muitas vezes como mecanismo de defesa, não julguem que acho o meu filho um super heroi (quer dizer até acho, mas só porque sou mãe dele). Não sou convencida e prepotente só orgulhosa do seu filho.
*Sei que não falo muito do que o papá sente, mas não posso falar por ele e também porque ele consegue manter a calma, aliás está sempre calmo. Para nervosinha basto eu!!!
* 3ª consulta Neurocirurgião: aos 5 anos (se tudo se mantiver os conformes, e vai manter, né?)

Sem comentários:

Enviar um comentário