quinta-feira, 4 de outubro de 2012

À conversa com a I.

Ontem quando te fui buscar estive um bocadinho à conversa com a tua educadora. Já nos conhecemos desde que foste para lá, há dois anos lectivos atrás. O infantário é pequenito, muito familiar, muito "cosy", daí conhecermos e falarmos com todos os funcionários. No entanto, é a primeira vez que a I. é a tua educadora, em três anos lectivos nunca tu e os da tua sala seguiram com a mesma educadora. A auxiliar tem sido sempre a mesma, vá lá. Reconheço que me chateava mais se a escola fosse maior, com muito mais gente, mas o certo é que vocês nem sentem muito a diferença pois estão muito tempo todos juntos, professores e alunos.
Voltando à I. e à conversa... confesso que gosto muito dela! É muito trabalhadora e gosto muito disso! Sinto que puxa muito pelos miúdos, e exige dos pais... e assim é que tem que ser se queremos exigir também (não sei se este será o termo mais adequado) alguma coisa. Para mim a envolvência escola/família tem que ser equilibrada, cada um saber o seu papel e os dois trabalharem em conjunto! E a começar desde a primeira vez que se entra numa escola, seja aos 4 meses, 3 anos ou 6 anos!
Ontem a I. disse-me que está muito espantada porque não imaginava que fosses assim! Assim tão cheio de energia, "o rapaz não pára". Expliquei-lhe que até a dormir tens energia, nunca dormes uma noite completa, ficou surpreendida! Estás sempre sempre a tagarelar ou a cantarolar... até para adormeceres te embalas a ti próprio nas tuas cantarolices, diz ela! Quando estão em grupo a fazer alguma actividade sentados no chão ou numa mesa, ficas sempre sentado ao lado dela porque distrais-te com alguma facilidade e diz que se ficas perto do G. então é paródia certa. Diz que tem que te pôr numa ponta e a ele noutra. Não és mal educado, nem fazes birras, nem és propriamente mal comportado, simplesmente és um bem disposto que gosta de brincadeira, o que às vezes leva a que, num piscar de olhos, já esteja a turminha toda distraída porque comportamento gera comportamento, seu malandro. Mostrei-lhe que era uma preocupação nossa seres um bocado cabeça no ar, mas ela acha que não nos devemos preocupar que desde que haja um bom acompanhamento consegue-se dar a volta bem e até porque quando estão a fazer actividades individuais (desenhos, pinturas, etc) ficas muito concentrado no que estás a fazer, ao contrário de outros meninos, que estão a desenhar e a olhar para os lados. Enfim, coisinhas desta mãe que tem sempre que ter qualquer coisa para se enquietar, sou assim o que é que se há-de fazer.
És igual ao teu pai, cada vez mais... és um bem disposto, adoras falar, és curioso, adoras música, cantar, és um cabeça no ar, não ouves à primeira quando te chamamos, és um gozão, és um mimoso que adora beijinhos e xi's! E segundo a tua avó paterna o teu papá também era assim! E na escola era um cabeça de vento, muito inteligente, mas muito distraído!  E cá está... já que és tão parecido com o papá, será que vais ser também um "aluado"??? Cá me cheira, mas vamos ver... vamos ver!!

Sem comentários:

Enviar um comentário