quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Lactose vs Parasitas (giárdia)

Como já referi aqui mais que do que uma vez, o teu intestino não tem andado a passar muito bem! Sempre foste um bebé que neste ponto nos deste algum trabalho... em pequenino cólicas, obstipação, noites sem dormir por causa disto tudo (ainda hoje é um dilema).
Várias vezes falámos disto ao teu pediatra que, a determinada altura, decidiu fazer uma análise ao sangue para ver se eras alergico à lactose. Houve uma fase que até com as papas vomitavas. Estavamos mesmo convencidos que era intolerância à lactose. Enquanto esperávamos o resultado, o pediatra disse para passarmos para leite e iogurtes de soja. Foi o que fizémos e melhoraste substancialmente. Mais convencidos ficámos que era da lactose. Até que foi tudo por água abaixo com o resultado... tava tudo bem, não és alergico á lactose. O certo é que o pediatra disse para mantermos o leite soja porque o que interessava era que estavas melhor, talvez fosses ligeiramente intolerante e essa intolerância provocaria esses sintomas (pode acontecer). Bem, passado uns bons meses e sob instrucções do pediatra voltámos a introduzir lentamente produtos com lactose. Primeiro iogurtes e depois o leite. Dei indicações na escola para te começarem a dar novamente os iogurtes e leite ditos normais. Depois em casa foi o mesmo processo. Quando já estávas novamente inserido neste esquema, coincidência ou não, começou esta saga da diarreia. Durou mais ou menos 4 semanas. Já estávamos a desesperar. O teu avô sugeriu que talvez fosse um parasita, a giárdia, muito comum aqui na nossa zona. E como estás muito em contacto com animais, até fazia sentido. Tomámos todos um desparasitante. E ao mesmo tempo voltámos aos produtos soja.
Resulltado: melhoraste logo da noite para o dia!
E agora? Foi do desparazitante ou da soja?
O que acham??? Já agora...já por várias vezes ouvi dizer que a soja não é muito aconselhavel a bebés. O pediatra não faz qualquer tipo de referência negativa. Alguém está informado acerca do assunto, que me possa dar umas luzes? Agradecida :)

 


  VS 

Sem comentários:

Enviar um comentário