sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O dia seguinte

Bom, depois do recobro despedimo-nos do papá e fomos para o nosso quartinho! Dormias que nem um anjinho, mas eu não consegui pregar olho...não me cansava de olhar para ti, estava FELIZ DA VIDA. Já tinha o meu menino comigo e era tão LINDOOOO! Mesmo que não fosses, eras sempre aos meus olhos! Mas por acaso foi aos meus e de muita gente mesmo... não nasceste muito inchado, tinhas umas feições lindas e o cabelo foi a marca de nascença... todo espetadinho! Um estiloso com crista que durou ainda uns mesinhos, até cair o cabelinho todo!
Começaste por não te portar bem, não porque chorasses muito...o problema era esse mesmo. Não choravas, só querias dormir. Mamar não estava na tua lista de interesses e eu começava a ficar seriamente preocupada, para não falar dos meus níveis de ansiedade... sim, esses desde que fui mãe andam no top dos top, enfim!
Chamei a enfermeira:
Ela: ah deixe-o dormir, se ele não chora é porque não tem fome (isto passado oito horas desde a primeira e última vez que mamaste).
Mamã pensou: humm ela é que é a enfermeira, percebe disto, portanto deve ter razão.
Mas não contente chamei outra vez:
Enfermeira (outra): ah não pode ser, ele tem que mamar, ainda "p'ra" mais é prematuro, não pode estar mais de três horas sem comer.
Mamã: pois, realmente também acho que já passou muito tempo, mas a sua colega disse que ele quando quisesse pedia.
Não obtive resposta. Acordou-te, pôs-te na mama e pôs-se a andar...claro está que não mamaste nada, porque nem sequer acordaste verdadeiramente. Eu já desesperada e de algum modo assustada, tentava despertar-te, pôr a mama na boca, mas nada!!! E isto durou praticamente o DIA TODO!!
Entretanto visitas da família e amigos, mas eu sempre incomodada por não mamares.
Até que virei bicho com uma das enfermeiras e exigi a presença de um pediatra (isto por volta das onze da noite, tinham passado praticamente 24 horas). Ela nem estrebuchou... disse "pois, se calhar é melhor" POIS SE CALHAR É MELHOR????? POR AMOR DA SANTA!!!! Mas afinal quem é que é a profissional de saúde aqui??? Por acaso também sou, mas só no que diz repeito à psique... do resto tenho umas noções, é certo, mas não é a minha área! Para além do mais tinha acabado de dar à luz e tinha as hormonas aos saltos... o discernimento intelectual não estava a 100%.
Lá veio a médica, observou-te e realmente não estavas muito bem, também não estavas mal, simplesmente tinhas falta de açúcar, estavas hipotónico. Disse que terias que ir para a unidade de neonatologia, para a incubadora. Descansou-me, disse que não era nada de mais, iam-te pôr a soro para despertares e levaram-te... não consigo lembrar este momento (traumático, diga-se) sem me correr um arrepio na espinha, sem me emocionar e sem ficar com uma lagrimita a querer saltar. Chorei baba e ranho e NINGUÉM naquele hospital quis saber de mim...levam-me o filho e deixam-me sozinha SOZINHA! FOI HORRÍVEL!! Depois de estar convencidíssima que não era preciso ires para a "caixinha", acabaste por ir mesmo. Falta muita formação a estes profissionais no que toca a lidar com pessoas... desilusão total aquele serviço de obstetrícia, ao contrário do serviço prestado no bloco de partos e no serviço de neonatologia. Foram exemplares, profissionais, mas acima de tudo, HUMANOS!
Na manhã seguinte fui logo para perto de ti... ainda queriam que eu fosse sozinha do 2º andar até ao 5º, sem saber onde raio era o serviço de neonatologia! Lá me arranjaram uma auxiliar para me levar. Quando entrei na sala e vi aquele aparato de tantas máquinas e fios e pi pi pi das máquinas, tive outra descarga emocional... não conseguia controlar-me! Realmente, as hormonas ficam mesmo alteradas... é que ficamos mesmo sem controlo da situação. Queremos fazer uma coisa, mas o corpo não responde, aliás faz o oposto! Uma enfermeira veio, levou-me até ti, acarinhou-me, tentou acalmar-me e, aos poucos e poucos, o corpo foi cedendo. O papá passado pouco tempo chegou e passámos o resto do dia contigo. Parecias outro, berravas por todo o lado, ensinaram-me a dar de mamar e até dava para tirar mais leite para congelar. Nesse dia não tivemos visitas, não pode haver muita gente no serviço e eu de modo algum sairia de perto de ti!!!
Por volta das onze da noite a médica fez-te nova observação e deu-te alta!!!! YUPI...fiquei tão contente, a sério!!!! Estava a despedir-me do papá, a combinar coisas para o dia seguinte e a médica diz-nos isso. Fiquei mesmo mesmo mesmo hiper mega feliz e o papá também obviamente! Voltámos para o nosso quartinho e voltei a não dormir, mas agora porque só querias era mamar. Já era a terceira noite sem dormir, mas não me importei... queria que te alimentasses meu pequenino!!!
Muahhhhh*** até amanhã

Sem comentários:

Enviar um comentário